A construtora Tecnisa venceu o Prêmio Empresa Mais Digital 2015 na categoria Real Estate. “Sempre participamos de pesquisas para contribuir para o mercado. Quanto mais empresas contribuem, mais maduro o mercado fica”, comenta Romeo Busarello, diretor executivo de marketing da organização, sobre o que os motivou. Para Busarello, as questões do +Digital Institute eram inteligentes e estavam muito bem organizadas, tanto do ponto de vista do conteúdo, quanto de usabilidade.
A companhia, que atua de forma integrada com incorporação, construção e vendas, tem 2.800 funcionários, divididos entre o escritório de marketing e ambientes digitais em São Paulo, outros dois em Brasília e em Curitiba, e cerca de 25 canteiros de obras, como chamam os escritórios administrativos.
Novas soluções de tecnologia estão presente nos processos da empresa, inclusive nas obras. “Antigamente, o caRomeo Busarellominhão chegava para entregar a mercadoria na obra, dava uma nota fiscal que era enviada à matriz via malote, e alguém digitava as informações em um sistema. Hoje essa nota fiscal é digitalizada, ela entra em uma aplicação que compara com o pedido de compra e, se estiver de acordo, o pagamento é realizado”, explica Osvaldo Rodrigues, gerente de Tecnologia da Informação da Tecnisa.
Há pouco tempo, implementaram outro sistema com uma aplicação que busca a nota fiscal eletrônica no site da prefeitura antes da chegada do caminhão à obra. Se a nota não estiver de acordo, o funcionário no local da construção já terá essa informação. Além disso, as obras têm pontos de internet ligados à rede da empresa, que tem o controle dos dispositivos nas construções. Sem conexão, as notas para pagamento não são enviadas e não é possível atualizar os cronogramas. A automatização das notas ajuda a manter a obra no cronograma estipulado.
Outra solução que ajudou a reduzir o uso de papel é um aplicativo que desenvolveram para os corretores imobiliários com os catálogos digitalizados de todos os produtos que comercializam, chamado Banca Tecnisa. Para os clientes que compram um apartamento, a construtora oferece o serviço Personal, um e-commerce onde eles escolhem todos os acabamentos da nova casa.
A Tecnisa também criou diversas ações de inovação em ambientes digitais com foco no consumidor final. Entre elas, está a impressão de plantas em 3D em alguns lançamentos da construtora para aqueles que não sabem “ler” um projeto; um aplicativo sob medida para a plataforma Google Glass; e o uso de drones para filmar e acompanhar o cronograma das obras dos empreendimentos. As imagens feitas por drone são enviadas para os proprietários via newsletter, com um boletim que descreve como está a evolução da obra.
Recentemente, a construtora declarou que aceitam bitcoins como pagamento de um apartamento, mas ainda não realizou nenhuma operação desse tipo.