Dataside: vencedora do Prêmio Empresa Mais Digital 2021 na categoria Pequeno Porte
Atualmente, informação é um ativo essencial para as empresas. Com uma boa análise e gestão de dados, é possível rastrear as preferências dos clientes, conhecer seus hábitos de consumo e, com isso, sugerir novos produtos ou serviços. E esse é justamente o foco central da Dataside, que iniciou os trabalhos oferecendo DBA remoto, uma solução para o gerenciamento de banco de dados, e que hoje tem como carros-chefe os serviços de engenharia de dados e machine learning.
Um dos grandes diferenciais da empresa é o modelo de contratação. De acordo com Caio Amante, CEO e fundador da Dataside, ao invés de oferecer o trabalho de um único colaborador, a companhia fornece ao cliente um pool de profissionais multidisciplinares para desempenhar as tarefas necessárias. Como a empresa já atendia os clientes de forma remota, não sofreu um impacto negativo por causa da pandemia. Pelo contrário: precisou triplicar o número de funcionários para atender a demanda.
Encontrar pessoas qualificadas para trabalhar na empresa é outro desafio que a Dataside enfrenta. Por atuar em um setor superespecializado, a seleção de funcionários deve ser criteriosa. Porém, com as vantagens do trabalho remoto, não é mais necessário se preocupar com a localização geográfica dos novos colaboradores, e todo o processo seletivo pode ocorrer também à distância. “Nós desenvolvemos um bot de machine learning para ajudar na triagem e no recrutamento dos funcionários”, conta Amante.
A companhia tem sede em São José dos Campos, no interior de São Paulo, mas em seu time conta com profissionais do Rio de Janeiro, Sergipe, Fortaleza e até mesmo do Canadá, e isso não é um problema. “Não conheço pessoalmente entre 70% e 80% dos funcionários. Alguns, vi uma ou duas vezes. Os profissionais mais antigos da empresa eu conheci em grupos de tecnologia no WhatsApp”, afirma Igor Santos de Paula, Head of Sales Operations da Dataside, revelando o caráter remoto da empresa.
No entanto, os executivos têm consciência de que a integração entre os funcionários é um elemento chave para o sucesso da empresa. Para promover essa aproximação, a Dataside realiza uma reunião semanal, todas às sextas-feiras, reunindo todo o time em uma mesma plataforma digital. A metodologia desses encontros faz com que, nos primeiros 20 minutos haja um encontro com o CEO, quando são apresentados os novos clientes, os resultados da empresa e os funcionários recém-contratados, e na sequência as equipes trocam informações para todos se conhecerem. Nesses momentos, há espaço para happy hour: os colaboradores trocam dicas de literatura, conversam sobre suas experiências e jogam games online como forma de se integrarem.
Retenção de talentos
Ainda assim, há outro desafio: reter os talentos. Isso significa que não basta encontrar os melhores profissionais disponíveis no mercado. É necessário fazer com que eles estejam motivados e queiram continuar na companhia. Uma das formas de segurar os funcionários é torná-los mais parceiros da empresa, por meio da liberação de stock opitions: alguns colaboradores ganham o direito de comprar ações da Dataside, que podem ser vendidas caso se desliguem da companhia. Atualmente, sete colaboradores já receberam os papéis.
Além disso, ainda como estímulo para os profissionais, também foi criada uma datacoin, uma moeda virtual interna que os funcionários recebem quando desempenham uma boa tarefa ou desenvolvem uma nova soft skill. Posteriormente, essa datacoin pode ser trocada por objetos, como cadeiras e equipamentos.
Modelo de contratação
A Dataside trabalha com um modelo misto de contratação. Uma parte dos funcionários é contratada via CLT, por exemplo por conta de alguma característica da própria área. Outros colaboradores já são contratados em esquema PJ, inclusive porque muitos deles preferem dessa forma. Por fim, há um sistema de partner. “O partner é um profissional que já é da empresa e tem vários benefícios como o PJ, inclusive férias, auxílio psicológico, academia, dentre outros”, explica Igor Santos de Paula.
O que importa, nesse aspecto, é manter a satisfação do funcionário – algo fundamental para o desempenho da empresa. Para isso, alguns ganham certos mimos da Dataside. Ao identificar determinados sonhos dos colaboradores, os executivos podem aprovar a realização daquele desejo, como viagens.
Área de negócios: Dados / Tecnologia
Número de funcionários: 103 colaboradores
Sede: São José dos Campos - SP
Site: www.dataside.com.br
• Além de obter mais valor dos dados, a contratação da Dataside traz a otimização da infraestrutura dos clientes, o que motiva a compra dos serviços.
• Uma das chaves do sucesso da empresa é a busca por novas tecnologias e a capacitação dos profissionais da empresa.
• A presença no LinkedIn é uma importante estratégia de captação de novos talentos, que seguem a empresa em busca de vagas.
• Embora os clientes necessitem de soluções de automação, a Dataside também investe na humanização no atendimento associada com a inteligência artificial.
• Na pandemia a empresa triplicou seu níumero de funcionários, que hoje é de 103 pessoas.