CATEGORIA
MÉDIA PORTE

ACCESSTAGE – VENCEDORA DO PRÊMIO EMPRESA MAIS DIGITAL 2021 NA CATEGORIA MÉDIO PORTE

Empresa de tecnologia non-stop

Accesstage: vencedora do Prêmio Empresa Mais Digital 2021 na categoria Médio Porte


Empresa de tecnologia que leva soluções e softwares para o setor financeiro das empresas, a Accesstage processa pagamento no mundo B2B, fazendo a integração entre empresas, fintechs e bancos, com soluções de crédito, de conciliação e antecipação. No último ano, todos os indicadores da empresa tiveram uma melhoria significativa, desde o setor financeiro, passando por vendas, performance e qualidade, até o NPS (Net Promoter Score), métrica que mede a satisfação dos clientes.

Com a pandemia, a adaptação ao trabalho remoto foi quase que imediata, tanto por parte dos funcionários como da empresa, que em apenas três dias finalizou a logística para conceder internet, VPN e notebooks para todos. “Em relação ao home office, o que nos ajudou muito foi que a nossa equipe de infraestrutura foi muito ágil. Trabalhamos dia e noite mas conseguimos entregar uma boa infraestrutura”, conta Fernando Takano, vice-presidente e também sócio da Accesstage.

Para o CEO e fundador da empresa, Celso Sato, o lockdown foi quase um processo de contingenciamento tecnológico. No entanto, Accesstage é uma empresa de tecnologia non-stop, por isso já havia todo um procedimento de contingenciamento preparado. “Nossos serviços não podem parar porque são transações financeiras e atendem milhares de empresas, dezenas de bancos. Dessa forma, nossos sistemas já estavam em nuvem e fazer a transição para o home office foi rápido e fácil”, diz Sato.


Crescimento

Além da velocidade na implantação do novo formato de trabalho remoto, a empresa também teve mais dois índices positivos, as vendas aumentaram e o índice de engajamento da empresa também. “Fechamos 2019 com 22 pontos no índice de engajamento e em 2020 fomos para 74. Isso se reflete totalmente na produtividade, é como se a gente tivesse dado injeção nos colaboradores de uma forma surpreendente”, conta a head de RH, Maria Funari.

Além de não ter havido demissões durante a pandemia, a equipe ainda aumentou. “Adotamos o processo de não demitir, pois quando começou a crise a preocupação dos funcionários era se a empresa iria fazer cortes, mas a gente entrou na medida provisória do governo e garantimos que não haveria demissões. Pelo contrário, ainda conseguimos contratar mais funcionários”, conta Fernando Takano.

No entanto, a empresa também enfrenta os mesmos desafios que outras na contratação de profissionais de tecnologia.  Não está fácil para ninguém globalmente, mas outras empresas estão sofrendo muito mais do que nós. Pois como temos no grupo uma fábrica de software, isso nos ajuda na contratação. Em relação à capilaridade, essa quebra de localização também ajuda, pois acabamos contratando pessoas de outros estados. A gente não se prende mais a São Paulo, isso facilita demais”, diz Maria Funari.

O escritório da empresa, que fica na Av. Paulista, foi reformado durante este ano e, inclusive, teve seu espaço reduzido de três para dois andares, justamente porque não se prevê uma volta nos mesmo moldes de antes. Haverá na sede um espaço de convivência e ela funcionará como ponto de apoio para aqueles que desejarem ir para lá.


Café da manhã com o presidente

Frequentemente a empresa faz a lives com o presidente, na qual 90% da empresa participa. Também existe o café da manhã com o presidente em que só o pessoal de escalão mais baixo participa. Os funcionários recebem um ticket do IFood para comprar seu café da manhã e todos tomam juntos. “É um café da manhã e bate papo informal de “quimono aberto” onde a gente pode falar de futebol, política, dar sugestões e ideias para a companhia. Surge de tudo, a única regra é que nesse bate papo não entra “crachá pesado”, isso torna o café da manhã muito mais leve e gostoso”, conta Funari.


Blockchain

Para Sato, o grande desafio quando se fala de tokenização blockchain é a capacidade de processamento e gasto de energia. “O que a gente percebe é que o mercado de capital no Brasil vai passar por uma revolução e uma transformação jamais vista e isso já começou. O Banco Central já está dando as normativas para duplicata, com duplicata eletrônica.  Então, esta revolução silenciosa, que está acontecendo nesse momento, passa por blockchain.



ACCESSTAGE

Área de negócios: TechFin - Tecnologia para a área financeira

Número de funcionários: 439 - Grupo / 189 – Accesstage

Sede: São Paulo

Site: https://site.accesstage.com.br/



Pontos Fortes no Diagnóstico + Digital

• A empresa fornece soluções para jornada do CFO dentro das companhias;

• Fornecem Inteligência Artificial em análises de risco de crédito o que vem cada vez mais sendo aceito pelo mercado;

• Possuem uma empresa de BPO no grupo que é sempre solicitada a automatizar processos da empresa, como apresentações da área financeira;

• Incentivam os funcionários a darem sugestões, inclusive em um café da manhã com o presidente, onde os gestores não participam, e baseado nas conversas buscam inclusive formar novas startups;

• Todos os líderes têm autonomia para analisar e melhorar os processos de seu departamento, mediante aprovação.